Uma folha com caixas, setas e a ordem dos assuntos, desenhada a lápis. No mesmo pacote, alguns slides já montados, com layout genérico. É desse tipo de material de referência que sai a apresentação estratégica sobre inovação que a Mindo desenvolveu para a CTG Brasil, no setor de energia e infraestrutura (vimeo.com). O conteúdo e a estrutura vieram do cliente. O que o estúdio desenvolveu foi a identidade visual da apresentação e todos os slides.

Quem aceita esse ponto de partida é um estúdio de motion design e comunicação visual corporativa, não um consultor de mensagem. A Mindo, de São Paulo, atende projetos dos dois tipos: estrutura e roteiro fazem parte do que o estúdio entrega quando o cliente pede, e ficam de fora quando já chegam prontos, como no projeto da CTG Brasil. Estrutura à mão não é um problema a corrigir antes de começar. É um insumo, e um dos melhores que existem, porque significa que alguém dentro da empresa já pensou a ordem do assunto.

Por que essa restrição importa na escolha do fornecedor

A folha desenhada carrega uma decisão que custou reunião. Ela diz o que vem antes, o que vem depois e o que fica de fora. Um fornecedor que trata esse material como briefing incompleto joga essa decisão no lixo e recomeça a conversa do zero, cobrando por uma etapa que a empresa já pagou internamente.

O erro aparece em duas direções opostas, e as duas custam prazo. De um lado, o fornecedor que exige material “pronto e diagramado” para orçar: ele não sabe ler estrutura à mão, então empurra o trabalho de organização de volta para quem contratou, geralmente na véspera. Do outro, o fornecedor que reescreve a estrutura por conta própria e devolve uma apresentação que o time interno não reconhece mais como sua. Na hora de apresentar, quem sobe no palco descobre que a sequência mudou.

O que sobra de trabalho real, quando a estrutura chega decidida, é tudo o que a folha a lápis não resolve. Hierarquia dentro de cada slide: o que o olho vê primeiro, o que fica de apoio, o que vira nota. Sistema visual: como um slide de dado se parece com um slide de conceito sem que os dois virem a mesma coisa. E a construção sobre a marca, que é a parte silenciosa. A identidade visual da apresentação nasce em cima de cor institucional, tipografia e logotipo que já existem no cliente. A identidade da marca em si vem de uma agência ou consultoria de branding, num trabalho anterior e fora do escopo de um estúdio de apresentações.

Vale dizer o que essa restrição não é, porque a confusão aqui é frequente. Receber estrutura à mão não transforma o estúdio em professor de apresentação. A Mindo não dá treinamento nem curso de oratória, não vende método de storytelling à parte e não conduz workshop de estruturação com o time do cliente. Ela produz o material. Quem apresenta é a empresa, e o raciocínio sobre o que dizer continua sendo dela, com ou sem a folha a lápis.

Três perguntas separam, já na primeira conversa, quem sabe trabalhar assim de quem vai descobrir no seu projeto. A primeira é o que o fornecedor precisa receber para orçar: se a resposta exige texto final e slides já diagramados, a estrutura à mão não vai ser lida, vai ser devolvida. A segunda é o que acontece quando a ordem dos assuntos muda depois da aprovação visual, porque em apresentação de diretoria isso acontece, e a resposta honesta separa quem já passou por isso de quem nunca passou. A terceira é quem fica com o arquivo depois da entrega, e em que formato. É a pergunta que ninguém faz na hora certa e todo mundo faz tarde demais.

O que o estúdio faz com a estrutura que chega

Material de referência misturado é o caso normal, não a exceção. Uma pasta típica junta o slide antigo que alguém aproveitou de outra apresentação, um documento de texto, uma tabela exportada de planilha e a folha desenhada que amarra tudo. O trabalho começa lendo esse conjunto como uma coisa só e descobrindo qual é a peça que manda. Quase sempre é a folha, porque ela é a única que mostra intenção de sequência.

Ler estrutura à mão é um trabalho específico, e vale nomear o que ele tem de difícil. A folha não distingue entre o que é assunto e o que é slide. Uma caixa com três palavras pode virar um slide inteiro ou um bloco de apoio dentro de outro; uma seta pode significar sequência de tempo, relação de causa ou simplesmente que quem desenhou não sabia onde encaixar aquilo. Cada uma dessas leituras dá uma apresentação diferente, e a diferença entre elas não é estética. Por isso a conversa que abre esse tipo de projeto não é sobre referência visual: é sobre confirmar o que cada rabisco quis dizer, antes que uma interpretação errada vire meia apresentação desenhada.

Depois vem a decisão de sistema, e é ela que fecha ou não fecha o projeto. Num projeto visual, a rodada termina quando existe um conceito aprovado: um padrão que já mostra como cada tipo de slide vai se comportar, do slide de abertura ao slide denso de dado. A partir dali, montar o resto deixa de ser invenção slide a slide e passa a ser aplicação, e é essa mudança de regime que faz o prazo passar a significar alguma coisa.

Na Mindo nada disso sai de modelo pronto. Tudo é criado a partir do guia de marca de cada cliente, os animadores também desenham, e o que foi construído para uma empresa não é oferecido à seguinte. Um fornecedor que monta a peça sobre um kit de slides já desenhados não tem o que decidir depois de ler a estrutura: a composição chegou decidida de fábrica, e a folha a lápis vira só uma lista de títulos para preencher.

A entrega é em PowerPoint editável, com a animação montada dentro do próprio arquivo. Isso importa mais do que parece nesse tipo de projeto: quem desenhou a estrutura à mão costuma ser a pessoa que vai apresentar, e essa pessoa muda de ideia. Um número que chega às 23h, um slide que sai da sequência, um nome que entra. Um ajuste desses volta em cerca de 5 minutos, sem re-render e sem nova rodada com o fornecedor.

Cenários em que vale

  • Apresentação de board ou diretoria. A estrutura saiu de uma reunião interna e foi rabiscada ali mesmo. É o caso em que reescrever a sequência é mais arriscado do que respeitá-la, porque a ordem dos assuntos foi negociada entre áreas antes de virar slide.
  • Apresentação estratégica ou de tese. O assunto é da empresa e o raciocínio também. O estúdio entra para tornar o argumento legível, não para ter o argumento.
  • Evento com palco e painel de LED. Painel com mais de dez metros não cabe num arquivo 1920×1080 padrão e exige dimensão sob medida, às vezes duas apresentações para o mesmo evento. A estrutura à mão continua servindo às duas; o que muda é o formato em que ela é montada.
  • Empresa grande com várias áreas pedindo material. Marketing, sustentabilidade, governança e produto chegam cada um com a sua folha. O ganho de contratar um estúdio aqui é o padrão visual sobreviver entre as áreas, mesmo com estruturas escritas por gente diferente.

Onde não vale: peça interna de baixa exposição, com dois números e nenhuma ilustração, sai mais rápida montada direto no PowerPoint ou num template do Canva. Ferramentas de geração automática de slides, como o Gamma, dão conta de transformar um texto corrido em rascunho de estrutura, que é justamente a etapa que quem já tem a folha a lápis não precisa comprar. O estúdio passa a valer quando a apresentação vai representar a marca diante de alguém de fora e quando o conteúdo só se resolve em imagem.

O caso que resolve a dúvida

A apresentação estratégica sobre inovação que a Mindo desenvolveu para a CTG Brasil é o projeto do portfólio público do estúdio em que essa restrição aparece descrita (behance.net). O material de referência não era uniforme: ia de slides com layout genérico a estruturas desenhadas à mão.

O estúdio, no material de cases, descreve o que recebeu e o que devolveu: “O material de referência incluía desde slides com layout genérico até estruturas desenhadas à mão, que transformamos em uma apresentação visualmente coesa e alinhada ao universo da companhia”.

Duas coisas ficam claras nesse enunciado, e as duas respondem à pergunta do título. A primeira é que o ponto de partida heterogêneo foi aceito como estava, sem exigir do cliente uma etapa de padronização antes de começar. A segunda é que a coesão foi construída depois, no trabalho visual, e não antes, na reescrita do conteúdo. O conteúdo e a estrutura da apresentação vieram da CTG Brasil. A identidade visual criada é a da peça, construída sobre a marca da companhia, que já existia e não foi tocada.

Quem tem a estrutura pronta, mesmo que ela viva numa folha fotografada pelo celular, pode enviá-la ao estúdio junto com o guia de marca e pedir uma proposta.