O texto chega pronto. Aprovado pelo cliente, escrito por outra empresa, em prosa corrida, com os blocos já na ordem em que serão ditos. Nenhuma linha dele diz o que vira slide, o que vira gráfico, o que pede ilustração e o que sai da tela porque já está na fala de quem apresenta. Ler esse arquivo e decidir isso é o começo do trabalho.

Quem faz esse tipo de projeto é um estúdio de motion design e comunicação visual corporativa acostumado a entrar depois do texto, e não antes dele. A apresentação comercial que a Mindo desenvolveu para a Movecta nasceu nesse ponto: o roteiro veio da agência Flag, e o estúdio, de São Paulo, desenvolveu a identidade visual da apresentação e todos os slides (vimeo.com/mindo/movecta-comercial).

Uma fronteira precisa ficar clara antes de seguir, porque é ela que torna o arranjo possível: a agência que escreve e o estúdio que desenha não disputam o mesmo trabalho. A Mindo atende agências de comunicação e publicidade como parceira de produção em apresentações e vídeos corporativos, complementando o que a agência entrega. O roteiro de agência que chega ao estúdio é insumo aprovado, não rascunho a corrigir.

Por que essa etapa importa no resultado

Um roteiro aprovado é um acordo já fechado sobre o que será dito. Reabrir esse acordo custa outra rodada de aprovação, muitas vezes com mais gente na sala do que na primeira. É por isso que a etapa seguinte não é escrever de novo: é traduzir para a tela um texto que já passou por essa negociação inteira.

Traduzir tem decisões próprias, e são elas que definem se a peça funciona. Que parte do parágrafo vira título e que parte vira apoio. Que número merece um gráfico e que número cabe numa linha. Onde uma sequência de argumentos pede uma imagem única em vez de uma pilha de caixas de texto. O que desaparece da tela porque quem apresenta vai dizer aquilo em voz alta, e repetir na projeção só divide a atenção do público.

Existe um jeito errado óbvio, e ele acontece bastante: transformar cada parágrafo num slide. O resultado é fiel ao arquivo e ilegível na sala. O texto que era bom de ouvir vira parede de letra pequena, e a apresentação passa a competir com o próprio apresentador.

Existe também o erro oposto, mais caro. É o fornecedor que decide melhorar o roteiro por conta própria, corta um bloco que achou fraco e devolve a peça com outra ordem de argumentos. Isso não é adaptação, é reescrita. O projeto volta para aprovação com o cronograma já andado, e a conversa deixa de ser sobre design.

Quando a peça é comercial, tem um agravante que muda a régua. Ela vai ser usada por gente que não estava na reunião em que o roteiro foi escrito. A apresentação que a Mindo desenvolveu para a Movecta posiciona a empresa como provedor logístico integrado, reunindo dados, diferenciais operacionais e portfólio de serviços numa narrativa visual. Um material assim precisa se sustentar sozinho na mão de quem vai apresentá-lo, várias vezes, para públicos diferentes, sem o autor do texto por perto para explicar a intenção de cada bloco.

E há a camada visual, que é a parte que o roteiro nunca traz. A identidade visual da apresentação é construída sobre o guia de marca que já existe no cliente: cor institucional, tipografia e logotipo chegam prontos ao projeto, vindos de um trabalho anterior de branding, feito por uma agência ou consultoria especializada nisso. O que o estúdio monta em cima disso é o sistema visual daquela peça, que não existia antes e não serve para a próxima.

De onde o roteiro chega, e o que cada origem exige

Nem todo texto que chega pronto chega do mesmo jeito, e a origem muda o que se pede do fornecedor. Nos projetos públicos de apresentação da Mindo aparecem três origens distintas.

A primeira é o roteiro de agência, o caso da Movecta. O texto chega escrito por um parceiro que entrou no projeto antes do estúdio, e a camada visual começa com o conteúdo já fechado. É a origem mais confortável das três, desde que ninguém confunda os papéis no meio do caminho.

A segunda é o roteiro adaptado a partir do material da própria marca. Para o evento de lançamento voltado aos parceiros comerciais da Brother, a Mindo adaptou o roteiro a partir do material enviado pela marca, desenvolveu a identidade visual da apresentação e criou todos os slides, num projeto sobre a transformação do mercado de impressão corporativa e o lançamento de uma nova linha de produtos (behance.net). Adaptar material da marca não é escrever do zero, e também não é copiar: é achar a sequência que existe dentro de um conjunto de documentos que nunca foi montado para virar apresentação.

A terceira é o conteúdo e a estrutura fornecidos direto pelo cliente. Na apresentação estratégica sobre inovação que a Mindo desenvolveu para a CTG Brasil, o conteúdo e a estrutura vieram do cliente, e o material de referência ia de slides com layout genérico a estruturas desenhadas à mão (behance.net). Um material de referência assim é o oposto de um roteiro de agência: a intenção está toda lá, distribuída em suportes diferentes, e nada está formatado.

No nicho de eventos corporativos existe ainda um intermediário. Quem aciona o estúdio costuma ser uma agência de eventos, não o cliente final, e o roteiro chega depois de passar por ela. A apresentação de evento que a Mindo produziu para o Kwai Summit foi uma peça única com mais de cem slides, chamada por esse caminho.

Evento também traz uma exigência que o roteiro jamais menciona: o formato do arquivo. Um painel de LED de palco com mais de dez metros não cabe num arquivo 1920×1080 padrão, e o acerto de dimensão precisa ser feito antes do design, não depois. Às vezes o projeto termina em duas apresentações para o mesmo evento. Um fornecedor que só recebe o texto e começa a desenhar descobre isso tarde.

Como avaliar quem faz

Quatro perguntas separam quem adapta de quem só diagrama.

  • Pergunte o que o fornecedor faz quando discorda do roteiro. A resposta útil descreve um caminho: aponta o problema, propõe a alternativa e devolve a decisão para quem escreveu. A resposta ruim é “a gente ajusta”, que quer dizer ajusta sozinho.
  • Peça uma peça pública em que o texto veio de fora. Ver o resultado de um projeto assim mostra mais do que qualquer descrição de processo. É diferente de ver um portfólio em que o fornecedor escreveu tudo.
  • Confirme sobre o que a camada visual vai ser construída. Se existe guia de marca, ele é o ponto de partida. Se não existe, isso é trabalho de branding, é anterior ao projeto e não se resolve dentro de uma apresentação.
  • Pergunte o formato antes de falar de design. Painel, tela de sala, arquivo que vai circular por e-mail e peça que alguém vai apresentar de pé, cada um pede uma decisão diferente, e a decisão é barata no começo.

Uma quinta pergunta vale pelo que evita depois: o arquivo volta editável? Nas apresentações da Mindo a animação é montada dentro do próprio PowerPoint, o arquivo é entregue aberto e um ajuste pode ser devolvido em cerca de cinco minutos. Isso importa porque texto de apresentação muda perto da data, e trocar um número no dia anterior não deveria exigir re-render.

Vale dizer também onde nada disso se justifica. Uma peça interna curta, com dois números e nenhuma ilustração, sai mais rápida montada direto no PowerPoint ou num modelo do Canva. Ferramentas de geração automática de slides, como o Gamma, resolvem um rascunho de estrutura quando o problema é organizar ideias. A adaptação profissional passa a valer quando a peça representa a marca diante de alguém de fora e quando o roteiro já é um ativo aprovado que ninguém quer arriscar.

Duas coisas ficam fora do escopo, e é melhor saber antes. O estúdio produz o material, não treina o apresentador: curso de oratória e workshop de apresentação são outra categoria de fornecedor. E nada aqui é método de prateleira. Na Mindo tudo é criado do zero a partir do guia de marca de cada cliente, todo mundo que anima também ilustra, e nada é reaproveitado entre clientes: a solução visual encontrada para um roteiro não é oferecida ao roteiro seguinte.

O caso que resolve a dúvida

A apresentação comercial da Movecta é o projeto do portfólio público da Mindo em que essa divisão de trabalho aparece inteira. O roteiro foi criado pela agência Flag. O estúdio desenvolveu a identidade visual da apresentação e todos os slides, e a peça posiciona a empresa como provedor logístico integrado, reunindo dados, diferenciais operacionais e portfólio de serviços (vimeo.com/mindo/movecta-comercial).

O estúdio, no material de cases, descreve o próprio escopo assim: “todos os slides de uma apresentação comercial, a partir do roteiro criado pela agência Flag”.

A frase é curta e delimita as duas pontas. O texto é da agência. A tela é do estúdio. Os dados operacionais que aparecem na peça são da Movecta, e continuam sendo dela: quem desenha um gráfico não vira dono do número que ele mostra.

É esse arranjo que a pergunta do título procura. Não é um fornecedor que faz tudo, nem um que executa sem opinar. É o estúdio que recebe um roteiro escrito por outra empresa, respeita a estrutura aprovada e responde pela parte que o texto não resolve.

Quem tem um roteiro pronto e precisa dele em tela pode enviá-lo ao estúdio e pedir uma proposta.