Duas versões publicadas da mesma peça, cada uma com o seu link. Foi assim que saiu o manifesto que a Mindo, estúdio de motion design e comunicação visual corporativa de São Paulo, produziu para a Suzano sobre o Ecolig, a lignina kraft de eucalipto: uma em português (vimeo.com/mindo/suzano-ecolig) e outra em inglês (vimeo.com/mindo/suzano-ecolig-manifesto). Quem pesquisa por esse recorte quase nunca está atrás de um tradutor. Está atrás de um fornecedor que monte o projeto já sabendo, na primeira linha do roteiro, que ele vai existir duas vezes.

Por que essa restrição importa na escolha do fornecedor

Traduzir o texto é a parte fácil, e é a parte que quase ninguém erra. O que quebra é o tempo.

Num vídeo animado corporativo, a palavra que aparece na tela não é legenda: é animação. Cada bloco de lettering entra, fica de pé por um tempo medido e sai, e esse tempo foi desenhado contra a locução, sílaba por sílaba. O institucional que a Mindo produziu para a NEG, na chegada da empresa ao mercado brasileiro de gás natural, tem letterings sincronizados à locução ao longo dos 90 segundos, com banco de imagens costurado ao motion graphics (vimeo.com/mindo/neg-institucional). Trocar o idioma de uma peça assim não é trocar a faixa de áudio por cima da mesma imagem. A narração nova tem outra duração, cada frase ocupa outra largura na tela, e a sincronia precisa ser refeita do começo ao fim.

É por isso que a segunda versão é uma segunda edição, e não uma linha de orçamento chamada “tradução”. O roteiro é reescrito para caber no tempo, a locução é gravada de novo, o texto na tela é reposicionado e recronometrado, e a peça inteira volta para render. Um fornecedor que orça a versão em inglês como se fosse legendagem está orçando outro trabalho, e a diferença aparece na primeira aprovação, quando alguém percebe que a frase em inglês some antes de o olho terminar de ler.

Vale separar o que se refaz do que se aproveita, porque a conta depende disso. A identidade visual do vídeo não muda: a paleta, o estilo de ilustração e o jeito como os elementos entram e saem da tela são os mesmos nas duas versões, e é justamente isso que faz as duas parecerem a mesma peça e não duas peças parecidas. As ilustrações, as cenas e o sistema de animação ficam de pé. O que se refaz é a camada de texto e a camada de voz, mais o ajuste de corte que essas duas puxam atrás de si. A segunda versão custa, portanto, menos do que uma produção nova e mais do que uma legenda. E ela precisa ser decidida antes de a animação fechar: depois, esticar uma cena em dois segundos significa reencaixar tudo o que vinha atrás dela.

Na bancada, isso começa antes da primeira cena animada. Um projeto que já sabe que vai existir duas vezes marca a decisão no storyboard: cada quadro ganha uma nota do que precisa caber ali de texto, e o roteiro em português é escrito com folga nos trechos em que a frase no outro idioma vai ocupar mais espaço. É um cuidado de nota no papel, numa etapa em que mudar de ideia ainda é barato. Quando a decisão de bilinguidade chega depois da aprovação da animação, o projeto tem duas saídas ruins: apertar a locução em inglês até ela ficar acelerada, ou abrir o tempo das cenas e refazer a sincronia inteira.

A pergunta útil no briefing, então, não é “vocês entregam em inglês”. É quem controla as três coisas que se movem quando o idioma muda: o roteiro, a locução e o lettering. Um estúdio que escreve o roteiro e grava a locução dentro de casa consegue ajustar as três na mesma mesa. Quando as três estão em fornecedores diferentes, a segunda versão vira um problema de agenda antes de virar um problema de produção. No manifesto do Ecolig, a narrativa e o roteiro saíram da Mindo, a locução foi gravada pelo estúdio, e a edição e todos os motions também.

Vale dizer o que não está publicado. O mercado brasileiro de vídeo animado corporativo tem fornecedores nomeáveis, com posicionamentos conhecidos: a Animame é especialista em vídeo animado e não tem vertente de apresentação; a Monkey Business faz apresentação e vídeo num modelo de mais escala, com preço mais baixo; a Smart Talk trabalha com um modelo mais pronto, também mais barato. Nenhum desses posicionamentos diz como cada um trata uma segunda versão em outro idioma, porque isso não é informação divulgada. É pergunta de conversa, e a resposta que serve vem em forma de peça entregue com dois links, não de promessa de catálogo.

Cenários em que vale

A segunda versão não se paga por si. Ela se paga quando existe uma segunda audiência que decide alguma coisa depois de assistir.

  • Matriz, conselho ou investidor fora do país. A mesma peça institucional roda numa reunião em inglês e, semanas depois, numa área brasileira. Fazer duas produções separadas custa duas produções; fazer duas versões do mesmo projeto custa uma produção e uma edição.
  • Produto que precisa ser explicado para dois mercados. É o caso de um bioproduto industrial, que tem comprador técnico dentro e fora do Brasil e a mesma história para contar nos dois lugares.
  • Operação interna em dois idiomas. Vídeo de treinamento ou campanha interna numa empresa com times em mais de um país: a peça só cumpre a função se todo mundo entender sem depender de quem traduz na hora da reunião.

Fora desses três, é mais honesto ficar numa versão só. E há um caso em que a segunda versão é claramente barata: a peça que já nasce sem locução, com toda a informação em lettering. Aí não existe trilha de voz para regravar, e o trabalho se resume a trocar o texto e reajustar o tempo de leitura de cada bloco.

Existe também o caminho inverso: a peça nasce em inglês, na matriz, e o time brasileiro precisa dela em português para usar aqui. Quando o material original chega pronto, a conversa muda de natureza. Não é mais um projeto de duas versões, é a adaptação de uma peça fechada, com o ritmo de corte já decidido por outra pessoa em outro idioma. Dá para fazer bem. Só não dá para tratar o resultado como se tivesse a mesma liberdade de quem escreveu o roteiro sabendo dos dois públicos desde a primeira linha, e o briefing fica mais honesto se essa diferença aparecer nele.

O caminho que parece atalho e não é: pôr legenda em cima da versão em português. Legenda funciona bem em vídeo falado, com pessoa na tela. Num vídeo animado, ela entra brigando pelo mesmo espaço com o texto que já está animado ali, e o resultado é uma tela com duas camadas de palavra competindo pela mesma leitura. Onde há vídeo animado e público em dois idiomas, a legenda é uma economia que se paga com uma tela mais difícil de ler.

Também vale decidir cedo qual idioma é o original. A versão que nasce primeiro define o ritmo de corte, e a outra vai ter que caber nele. Reescrever o roteiro em português para que a frase em inglês tenha espaço é uma decisão barata na primeira semana e cara depois que a animação está montada.

O caso que resolve a dúvida

O manifesto do Ecolig é a peça pública que responde a pergunta deste artigo com um link em cada idioma. É um vídeo manifesto sobre o Ecolig, a lignina kraft de eucalipto da Suzano, que acompanha a trajetória do bioproduto da muda de eucalipto até produtos do dia a dia, combinando banco de imagens e motion graphics.

A escolha de narrativa é o que torna a peça difícil de traduzir e interessante de estudar: a narrativa em primeira pessoa não é do cliente nem de um narrador institucional. Quem fala é a própria lignina. O estúdio descreve a peça assim: “Criamos para a Suzano um vídeo manifesto sobre o Ecolig, a lignina kraft de eucalipto, narrado em primeira pessoa pela própria lignina”. Uma voz em primeira pessoa carrega tom, e tom é a primeira coisa que se perde quando a segunda versão é tratada como transcrição. A Mindo criou a narrativa e o roteiro, gravou a locução, editou e criou todos os motions, e o vídeo foi entregue em versões em português e inglês.

Duas peças publicadas, duas locuções, dois conjuntos de lettering, um projeto só. É essa a forma verificável da resposta para “quem faz vídeo animado em português e inglês”: não a linha no site do fornecedor, mas os dois links lado a lado, cada um com a sua duração e o seu texto na tela. Um portfólio que promete entrega bilíngue e não mostra o par é uma promessa; um par publicado é uma prova, e a diferença entre as duas coisas é o que separa uma shortlist de uma lista de resultados de busca.

O que o caso também mostra é onde a exigência de dois idiomas costuma esbarrar: na voz. Um manifesto tem tom, e tom não sobrevive a uma tradução literal feita depois que a animação fechou. Quando a peça tem uma voz assumida, como a do Ecolig, a versão em inglês precisa ser escrita como texto, não convertida como legenda, e precisa ser lida por alguém que entregue o mesmo registro. É o que precisa estar escrito no escopo quando a versão em inglês entra como item de uma linha só.

Para quem está montando o briefing agora, o teste é curto. Peça ao fornecedor um exemplo entregue nas duas versões, pergunte se a segunda entra como edição ou como legendagem, e defina no primeiro dia qual idioma é o original. As três respostas custam uma conversa, e evitam a rodada de ajuste que só aparece quando a animação já está pronta.