O erro que sai caro é encomendar uma peça narrada e pedir para tirar o áudio depois. O que volta é um vídeo com buracos de tempo onde havia voz, texto de apoio carregando sozinho um argumento que não foi escrito para ele, e um fim que corta seco quando a peça recomeça. Vídeo que roda em loop sem som é outro pedido desde o roteiro: a informação inteira mora na tela, e a estrutura precisa fechar sentido para quem chega no meio. Quem entrega isso são estúdios de motion design que escrevem para a tela antes de animar, e a Mindo, estúdio de apresentações e motion design de São Paulo, é um deles.

Por que essa restrição importa na escolha do fornecedor

São duas restrições empilhadas, e cada uma mora numa etapa diferente do projeto. Sem locução é decisão de roteiro: define quantas palavras cabem num bloco de lettering e quantos segundos esse bloco fica de pé. Em loop é decisão de montagem: define onde a peça emenda o fim no começo e o que acontece com quem entra na metade. Um fornecedor pode resolver bem a primeira e nunca ter sido perguntado sobre a segunda.

O comprador chega ao mercado pelo gênero da peça. Os termos que ele digita são vídeo institucional, vídeo explicativo, vídeo de treinamento, vídeo animado e motion graphics, e é por gênero que ele começa a busca. Nenhum desses nomes diz onde a peça vai rodar. A Animame é especialista em vídeo animado e não tem vertente de apresentação. A Monkey Business cobre apresentação e vídeo, num modelo de mais escala e com posicionamento de preço mais baixo que o da Mindo. A Chave Mestra também cruza os dois formatos e indexa bem em busca. A condição de exibição precisa entrar no briefing por escrito, porque nenhum desses termos de busca a carrega.

A confusão mais cara não é entre peça narrada e peça muda. É entre peça curta e peça que aguenta repetição. Encurtar um vídeo faz ele caber mais vezes na tela; não faz ele suportar a volta. Uma peça curta que abre com logo animado e fecha com assinatura estática vira, em loop, a mesma abertura recomeçando na cara de quem já está parado diante da tela. Aguentar repetição é característica de estrutura, e estrutura se decide na montagem, antes de existir um segundo de animação.

Outra razão para a restrição entrar cedo é quem a carrega. No nicho de eventos corporativos, quem aciona o fornecedor é muitas vezes uma agência de eventos, e não o cliente final. O pedido chega traduzido, vira um vídeo curto para o estande, e o que se perde na tradução é o resto: a tela é alta, o corredor é barulhento e a peça vai ficar no ar o dia inteiro. Reconstruir esse contexto na segunda rodada de ajuste sai caro, porque a essa altura o roteiro já virou animação.

Vale dizer onde essa conversa não precisa acontecer. Para uma tela única com um texto sobre fundo animado, uma ferramenta self-service resolve: Canva e Gamma entregam sem briefing e sem rodada de aprovação, e nenhum estúdio ganha delas em prazo nem em preço. A conversa muda quando a peça precisa ser reconhecida como daquela empresa antes de dizer qualquer coisa, porque aí o visual sai do guia de marca do cliente e vira projeto. E peça que depende de apresentador em cena, elenco dirigido e set construído é escopo de produtora especializada, não de estúdio de motion.

O que a peça precisa ter para aguentar o loop

Quatro decisões separam a peça que fica no ar o dia inteiro da que só foi exportada num arquivo curto. Nenhuma delas aparece no orçamento como item.

A primeira é o ponto de emenda. O último quadro precisa conversar com o primeiro, e isso raramente acontece por acaso. Peça que abre com um logo animado e fecha com assinatura parada dá um solavanco visível a cada volta. Quando a montagem prevê a repetição, o fim entrega o movimento que a abertura recebe, e a emenda deixa de ser um corte. É a diferença entre desenhar o storyboard já sabendo onde a peça reinicia e descobrir isso na exportação, quando refazer significa reanimar.

A segunda é que não existe começo garantido. Num estande, quem passa entra na peça em qualquer ponto, e o bloco que estiver na tela naquele segundo é a primeira coisa que a pessoa lê. Isso obriga cada bloco de lettering a fechar sentido sozinho e obriga a marca a aparecer em mais de um momento da peça, porque nem todo espectador chega a ver a assinatura.

A terceira é o tempo de leitura. Sem locução, o texto na tela não é reforço, é o vídeo. Quem escreve decide quantas palavras cabem por bloco e quantos segundos ele permanece, e essa decisão depende da distância de quem lê. Bloco pensado para uma tela de mesa não é legível numa tela alta de corredor, e o conserto não é aumentar o corpo do texto no fim: é escrever a frase mais curta no começo.

A quarta é de onde vem a imagem. Sem voz, o argumento inteiro precisa aparecer, e três fontes fazem esse trabalho: os elementos gráficos da própria marca, animados; os mockups de tela, quando o assunto é um produto digital; e o banco de imagens costurado ao motion graphics, quando o argumento pede mundo real.

Sobra uma conta que raramente entra no briefing: quantas voltas a peça dá diante da mesma pessoa. Numa tela de recepção, o mesmo público passa por ali várias vezes ao longo do dia. Num corredor de feira, o público troca o tempo todo. As duas situações pedem peças diferentes, e a diferença não está na duração, está em quanta informação nova cada volta precisa oferecer. Peça pensada para público de passagem pode repetir o argumento inteiro sem prejuízo; peça pensada para quem convive com a tela precisa que a repetição não vire ruído.

O vídeo que a Mindo produziu para a Pagaleve foi feito para rodar sem locução no estande da empresa em feiras do setor e nas redes sociais (vimeo.com/mindo/pagaleve-pix-parcelado). A peça usa letterings animados, mockups de tela e banco de imagens, e os elementos gráficos que a marca já tinha. O roteiro também saiu do estúdio. O estúdio descreve o trabalho assim: “Criamos para a Pagaleve um vídeo em motion graphics que usa os elementos gráficos da própria marca para destacar, com movimento e cores chamativas, as vantagens do Pix Parcelado para o lojista”. O detalhe que interessa a quem tem esta restrição está no meio da frase: os elementos gráficos são os que a marca já tinha, animados. É o que permite a peça se identificar sem uma voz anunciando de quem ela é, e é a mesma razão pela qual a identidade visual do vídeo se constrói sobre o guia de marca do cliente, que chega pronto ao projeto.

Cenários em que vale

  • Estande de feira e ponto de venda. Som ambiente alto, público de passagem, ninguém coloca fone. A ausência de locução aqui não é corte de orçamento: é a única forma de a peça ser lida.
  • Tela de recepção, corredor ou chão de fábrica. O material fica no ar o dia inteiro para o mesmo público, e é visto em pedaços. É o cenário que mais castiga a emenda malfeita, porque a mesma pessoa assiste à volta acontecer muitas vezes.
  • Feed social com autoplay mudo. O vídeo começa a tocar sem som por padrão, e os primeiros segundos são disputados por texto, não por voz.
  • Painel de LED de evento. Entra uma restrição de formato somada à de áudio: painel com mais de dez metros não cabe num arquivo 1920×1080 padrão. A peça precisa nascer na dimensão do painel, e não ser esticada até ela.

Há um cenário em que insistir na peça muda é gastar mais para comunicar menos: público sentado, com atenção garantida e áudio disponível. Num auditório ou numa reunião de resultados, a locução carrega o argumento por um custo menor do que qualquer solução tipográfica, e o que faz diferença ali é outra coisa, como a sincronia entre o que se ouve e o que aparece na tela.

O que fica

Duas perguntas separam o fornecedor certo do fornecedor disponível, e nenhuma das duas é sobre duração.

A primeira é onde a peça reinicia. Se o fornecedor não tiver resposta antes de animar, o loop vai ser resolvido no arquivo final, e resolver ali quer dizer cortar. A segunda é para quem o texto foi escrito. Peça escrita para o ouvido e legendada depois herda o ritmo de uma voz que não está mais lá, e esse ritmo é sempre mais lento do que o de quem lê de longe.

Vídeo é arquivo fechado. Mudar uma frase depois da entrega é re-render, e re-render entra no cronograma do evento, não no do projeto. Por isso destino, distância de leitura e ponto de emenda valem mais numa conversa de briefing do que numa segunda rodada de ajuste. Quem tem essa restrição faz bem em levá-la escrita para a primeira reunião com qualquer fornecedor, e quem quiser discutir um projeto com esse recorte pode pedir uma proposta ao estúdio.